Terceiro dia da Senfa 2022 aborda saúde mental, oncologia e cirurgia robótica

Transmissão fica disponível na íntegra no canal do Youtube do Coren-AL e no aplicativo CofenPlay


O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) realizou, nesta quarta-feira (01), o terceiro dia da Semana da Enfermagem Alagoana (Senfa) 2022. Os assuntos do dia foram sobre as áreas de saúde mental, oncologia e cirurgia robótica, sendo tratados através de palestras e oficina.


O evento começou com a palestra “Avanços e conquistas na área de Enfermagem em Saúde Mental, Geriatria e Oncologia”. O membro do Grupo de Trabalho (GT) estadual de oncologia Roberto Firpo e a enfermeira especialista em Psiquiatria e Saúde Mental pelo programa de residência da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) Adriana Tenório foram responsáveis pelo momento.


“Eu ouso dizer que a enfermagem alagoana está à frente das principais discussões em nível do Ministério da Saúde e do Estado em relação à oncologia. Isso é um avanço, a enfermagem está presente”, afirma o enfermeiro Roberto Firpo.


A segunda palestra do dia foi “Avanços e conquistas na área de Enfermagem em Cirurgia Robótica” que foi ministrada pela colaboradora do Comitê Robótico da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização Érica Adriana.


“A tecnologia vem para nos apoiar para dar qualidade na assistência do nosso paciente. É um tema amplamente estudado, o sistema robótico está amplamente instalado no Brasil. O futuro é agora mesmo”, informa a enfermeira Érica Adriana.


No período da tarde, ocorreu a oficina de “Atuação da Enfermagem em Saúde Mental nos diferentes serviços de saúde” com a enfermeira Adriana Tenório e a coordenadora do projeto “Consultório na Rua” Jorgina Sales.


Para a especialista em Psiquiatria e Saúde Mental, Adriana Tenório, foi importante falar sobre como o profissional de saúde mental atua nesses serviços de saúde mental. “Abordamos algumas resoluções novas do Coren-AL com relação a equipe de enfermagem em saúde mental e psiquiatria e também na ação psicossocial. São títulos relativamente novos sobre especialidades”, enfatiza a enfermeira.


A transmissão fica disponível na íntegra no canal do Youtube do Coren-AL e no aplicativo CofenPlay para os estudantes e profissionais de Enfermagem do Estado. A programação da Senfa 2022 continua até a sexta-feira (03), com palestras, rodas de conversa e oficinas.

13 visualizações0 comentário