Segundo dia da Senfa 2022 aborda a saúde da mulher, neonatal, da criança e do adolescente

Programação da Senfa 2022 continua até esta sexta-feira (03)



Nesta terça-feira (31), aconteceu o segundo dia da Semana da Enfermagem Alagoana (Senfa) 2022, realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL). O tema principal do dia foi sobre a saúde da mulher, neonatal, da criança e do adolescente, e atenção básica, sendo abordado através de palestras e oficina sobre o assunto.


O evento começou com a palestra “Avanços e conquistas na área de Enfermagem em Saúde da Mulher nos campos da ginecologia e obstetrícia” que foi ministrada pela conselheira federal e presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras de Alagoas (Abenfo-AL), Dannyelly Costa.


“Quando a gente tem um planejamento reprodutivo eficaz, eu tenho um pré-natal de qualidade, um parto e pós-parto muito mais seguros. Porque a mulher está informada, conscientizada. A gente tem que começar a intervir desde o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde”, enfatiza a conselheira federal, Dannyelly Costa.


Os enfermeiros Eduardo Araújo e Anne Laura foram responsáveis pela segunda palestra do dia que foi sobre os “Avanços e conquistas na área de Enfermagem em Neonatologia, Saúde da Criança e Adolescente, e Atenção Básica”.


“Estou muito feliz com a abordagem do tema. É uma especialidade que vem sendo cada vez mais procurada. Os estudantes estão lutando pela área da neonatologia, uma coisa que há 10 anos ninguém sabia ao certo do que se tratava”, informa a enfermeira Anne Laura.


Durante a tarde, aconteceu a oficina de “Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase na saúde sexual e reprodutiva”. Eduardo Araújo, Dannyelly Costa e Ana Paula Ramos foram os profissionais responsáveis pela formação.


Para o enfermeiro Eduardo Araújo, é importante que os estudantes e profissionais da Enfermagem conheçam mais essa área. “Falamos sobre a legislação envolvida nessa consulta, os métodos contraceptivos e a sexualidade. Dentro dos métodos contraceptivos, começamos a dar ênfase ao Dispositivo Intrauterino (DIU)”, afirma o profissional Eduardo Araújo.


A transmissão fica disponível na íntegra no canal do Youtube do Coren-AL e no aplicativo CofenPlay para os estudantes e profissionais de Enfermagem do Estado. A programação da Senfa 2022 continua até a sexta-feira (03), com palestras, rodas de conversa e oficinas.




8 visualizações0 comentário