• Cofen

Série documental retrata luta da Enfermagem no combate à covid-19

“Retratos de uma Pandemia: Na Linha de Frente da Covid-19” mostra o cotidiano de unidades hospitalares que enfrentaram a doença

A Enfermagem é destaque em uma nova série documental sobre a pandemia exibida pelo canal


de streaming Globoplay. A produção “Retratos de uma Pandemia: Na Linha de Frente da Covid-19” mostra o cotidiano do combate ao coronavírus em hospitais públicos e privados e a luta dos profissionais dedicados à Saúde diante da ameaça, tratada por eles como uma “guerra”.

Filmada em 70 diárias nos hospitais do M’Boi Mirim e Vila Santa Catarina, em São Paulo, além da Unidade de Pronto Atendimento do Campo Limpo e unidades hospitalares de campanha do estádio do Pacaembu, na do Morumbi e em Goiânia, todos administrados pelo Hospital Israelita Albert Einstein, a série traz os dramas e angústias de pacientes e profissionais. A obra está aberta também para quem não assina o Globoplay e pode ser vista neste link.


Entre as profissionais que aparecem nos cinco episódios do seriado está a enfermeira e diretora de operações da unidade Morumbi do hospital Albert Einstein, Claudia Laselva. De acordo com ela, o seriado acerta ao mostrar como as instituições de saúde devem oferecer o suporte necessário ao profissional no momento crítico.

“O documentário destaca o cuidado que as instituições devem ter, primeiro com os profissionais de saúde, incluindo a Enfermagem, em um momento de muita vulnerabilidade, no qual o medo de ter sua saúde física e mental impactada é uma realidade, e esse tópico precisa ser direcionado pela instituição de saúde: cuidar de quem cuida, cuidar do ambiente de trabalho e oferecer as melhores condições possíveis para que os profissionais de saúde possam desempenhar seu papel com segurança, em um ambiente de segurança física e psicológica”, declarou Claudia.

A série conta com cerca de 140 entrevistas com médicos, profissionais de Enfermagem e outros trabalhadores da Saúde, acadêmicos, executivos, intelectuais, gestores de saúde e pacientes infectados pelo coronavírus. Além dos aspectos médicos, um dos temas levantados é o combate à desinformação. Fonte: Ascom - Cofen



6 visualizações0 comentário