Prêmio Anna Nery homenageia profissionais e exalta força da Enfermagem

33 profissionais foram reconhecidos em noite solene com a maior honraria da profissão no país

A enfermeira alagoana Suanny Fidelis recebeu das mãos do presidente interino do Coren-AL, Paulo Guimarães, e da conselheira federal, também alagoana, Dannyelly Costa, o prêmio Anna Nery, a honraria máxima concedida pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais.


A premiação aconteceu em um momento solene de reconhecimento e reverência ao protagonismo da Enfermagem brasileira, durante o CBCENF. 33 profissionais da categoria foram homenageados com a premiação.


São enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras que atuam nas mais diversas áreas da profissão e contribuem para a qualidade da assistência e da formação, mesmo nos contextos mais adversos.

Criada em 2012, a premiação é destinada aos profissionais que, com trajetórias de dedicação e inovação, trabalham pelo desenvolvimento da profissão. Neste ano, a solenidade ocorreu na capital cearense Fortaleza, que recebe ao longo da semana o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).

“Os homenageados de hoje com o prêmio Anna Nery carregam consigo a força de inumeráveis”, declarou presidente na abertura da solenidade. A presidente do Cofen, Betânia Santos, deu as boas-vindas aos convidados, saudando os homenageados e seus familiares. “O Conselho Federal reúne nesta noite de congraçamento grandes nomes que representam a luta contínua da nossa categoria. Mais do que reconhecimento, esta honraria é também uma justa forma de mostrar que a Enfermagem é feita de coragem. Os homenageados de hoje com o prêmio Anna Nery carregam consigo a força de inumeráveis”, declarou.

Betânia Santos prosseguiu. “O prêmio Anna Nery é também símbolo de resistência. Muitos profissionais ainda continuam trabalhando em condições onde o profissionalismo supera as dificuldades e os salários injustos e miseráveis. Os homenageados desta noite há muito já receberam o reconhecimento de seus pares, mas é uma grande honra para o Cofen dar mais visibilidade a esses ícones da nossa profissão”, finalizou.

Vice-preside do Cofen, Antônio Marcos Freire, foi homenageado pelo Coren-PA O apoio do Congresso Nacional à luta pelo Piso Salarial contribuiu para a aprovação célere do Projeto de Lei 2564/20 e a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição 11/22. O entendimento de que é preciso valorizar a maior força da saúde brasileira criou um raro consenso entre os diferentes segmentos partidários. Durante a premiação, esta atuação de destaque foi exaltada.

A deputada federal Carmen Zanotto, única enfermeira no congresso, foi uma das homenageadas pelo Cofen. Seu trabalho baseado no diálogo buscou criar pontes e esclarecer a categoria sobre todo o processo de tramitação do PL. “Agradeço ao plenário do Conselho Federal por esta honraria que recebo com muito carinho e respeito. Gostaria de compartilhá-la com toda a categoria, que representa mais de 70% da força de trabalho da saúde e que em toda a sua trajetória sempre atuou de forma responsável e dedicada”, frisou. O enfermeiro e vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire, foi homenageado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA). “A emoção é grande pelo fato de saber que no Brasil todo existem profissionais competentes e que prestam serviços de grande relevância para a sociedade brasileira. O prêmio Anna Nery tem o valor de reconhecer as trajetórias de destaque de profissionais que muitas vezes estão no anonimato, mas que estão trabalhando arduamente pela qualidade de vida da população”, declarou.

Na pandemia, uma quantidade considerável de profissionais tombaram enquanto atuavam na linha de frente. Foram 872 óbitos na categoria, de acordo com dados do Observatório da Enfermagem do Cofen. O técnico Jefferson Caproni, coordenador da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf) do Conselho Federal, também foi agraciado com a comenda. “Receber o prêmio Anna Nery simboliza uma vitória em minha vida, tanto profissional quanto pessoal. A Enfermagem exerce um papel fundamental para toda a população, especialmente neste momento de pandemia em que pudemos viver momentos de incertezas nos ambientes hospitalares e dentro das nossas casas. Quero aproveitar para dedicar esta honraria a todos os auxiliares e técnicos do nosso Brasil”, disse. O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) concedeu a premiação à enfermeira e conselheira federal Helga Bresciani. “É uma grande honra receber a maior honraria da nossa categoria. Minha vida toda foi dedicada à Enfermagem e me enche de satisfação ser enfermeira e atuar junto ao plenário do Cofen”, destacou. “Sou Técnica de enfermagem há mais de 22 anos e amo minha profissão porque minha vocação é cuidar das pessoas. Acolho com humanização e sensibilidade de acordo com as necessidades individuais dos pacientes. Desde uma escuta atenta e qualificada, sempre presto meu atendimento com profissionalismo”, salientou a técnica Rizete Menezes, laureada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM).

São muitos sentimentos nesta noite, pois é a grande comenda dentro da profissão. Represento o estado de Goiás e com este reconhecimento, vem a responsabilidade que a homenagem carrega. Nossa profissão abrange as dimensões técnica, científica e política, e hoje entendo que estou cumprindo com aquilo que é o meu papel dentro da construção da Enfermagem”, afirmou a enfermeira Claci Rosso, homenageada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Goiás. Indicados pelos Conselhos Regionais AC – Técnica de Enfermagem Glória Maria AL – Enfermeira Suanny Fidelis AP – Enfermeira Ilma Monteiro AM – Técnica de Enfermagem Rizete Silva de Menezes BA – Enfermeira Luciane Vieira CE – Enfermeiro Ecleidson Fragoso DF – Enfermeiro Bruno Assis ES – Técnica de Enfermagem Dandara Mariano GO – Enfermeira Claci Rosso MA – Enfermeiro José de Ribamar Ross MG – Enfermeira Helisamara Guedes MS – Enfermeiro Valdinei de Souza (in memorian) MT – Enfermeira Vânia Scapini PA – Enfermeiro Antônio Marcos Freire PB – Enfermeira Maria de Lourdes PR – Técnica de Enfermagem Renata Candido PE – Auxiliar de Enfermagem José Francis da Conceição PI – Auxiliar de Enfermagem Maria Augusta Rocha e Silva RJ – Enfermeira Théa Forny RN – Enfermeira Bertha Enders (in memorian) RS – Técnico de Enfermagem William Duarte RO – Auxiliar de Enfermagem Raimundo Lopes (in memorian) RR – Enfermeira Paula Francinete Lopes SP – Enfermeiro Paulo Cobellis (in memorian) SC – Enfermeira Helga Bresciani SE – Técnica de Enfermagem Marilene dos Santos TO – Enfermeira Denize Moreira Gomes Indicados pelo Cofen Enfermeira Carmen Zanotto Enfermeiro Paulo Murilo de Paiva Técnico de Enfermagem Paulo Afonso de Sousa Enfermeiro Jalbert Cardozo Técnico de Enfermagem Jefferson Caproni Enfermeira Mirna Frota

Com informações Cofen

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo