Coren-AL realiza encerramento do treinamento teórico do Curso de Consultas Ginecológicas com ênfase

Atualizado: 10 de fev.

A iniciativa começou pelas 7ª, 8ª, 9ª e 10ª regiões de saúde



O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) participou, nesta sexta-feira (04), do encerramento do treinamento teórico do Curso de Consultas Ginecológicas com ênfase na saúde sexual e reprodutiva nas 7ª, 8ª, 9ª e 10ª regiões de saúde, em Arapiraca.


O projeto tem o objetivo de investir em um planejamento reprodutivo, com uma formação teórica e prática. Isso irá contribuir para redução de vários indicadores de saúde gravidez na adolescência, abortamento, mortalidade materna e infantil, entre outros.


A ação capacitou 26 enfermeiros dos seguintes municípios: Arapiraca, Traipu, Lagoa da Canoa, Palmeira dos Índios, Igaci, Tanque D’arca, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia e Água Branca. De acordo com a coordenadora do curso, a enfermeira Dannyelly Costa, o Coren-AL está garantindo enfermeiros capacitados.


“É um grande privilégio capacitar, seguir avançando e os próximos passos da capacitação in loco. Então, precisamos mudar o mundo, as mulheres precisam de nós e precisamos continuar e começar pela capacitação, garantindo consulta ampliada e qualificada às nossas mulheres alagoanas”, afirma Dannyelly Costa.


O Presidente do Conselho, Renné Costa, esteve presente e reforçou a importância de habilitar os profissionais da Enfermagem de Alagoas com esse curso. “É uma grande responsabilidade para o Coren-AL, empoderar os profissionais de enfermagem e garantir a ampliação dos serviços do SUS para mulheres do nosso estado”.


Uma das instrutoras do curso, Hilca Mariana, informou que o apoio dos municípios é muito importante. “A gente conseguiu contemplar todo o conteúdo teórico programado com metodologias ativas, com material atualizado. Todos os instrutores estavam presentes e a gente conseguiu fazer um rodízio bom”.


A Coordenadora de Enfermagem da Secretaria de Saúde de Arapiraca, Lousanny Caires, reforçou que mais de 40 enfermeiros do município estão sendo habilitados com o curso de inserção do DIU. “Um curso ofertado pelo nosso Coren-AL em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem para autonomia dos enfermeiros e, principalmente, para o direito ao acesso às nossas mulheres de planejamento familiar. É um curso que veio fortalecer a nossa classe, mas principalmente, ampliar o acesso da atenção primária à saúde”.


O Curso


As próximas etapas da capacitação serão a prática in loco com a consulta da enfermagem e a consulta de revisão após 3 meses da inserção do DIU. O projeto atenderá as 10 regiões do Estado, com 56 profissionais da área habilitados, totalizando 28 cidades.


A finalidade do curso é dar aos enfermeiros uma especialização ginecológica com ênfase nos métodos contraceptivos e incluir a enfermagem no fluxo de atendimento de saúde reprodutiva, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Fonte: Ascom Coren-AL

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo