Coren-AL participa do XII Senafis

O seminário destaca protagonismo fiscalizatório dos conselhos na pandemia

Durante essa semana representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) estão participando do XII Seminário Nacional da Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais (Senafis). Nesta edição evento está sendo debatido temas dos desafios do processo fiscalizatório durante a pandemia. Até a próxima sexta-feira (18/3), o evento vai reunir fiscais de todo o Sistema Cofen/Conselhos Regionais para uma semana de conhecimento e troca de experiências com o objetivo de assegurar a integração fiscalizatória e permitir a oferta de uma assistência de saúde efetiva à sociedade.


O seminário, que não foi realizado nos anos de 2020 e 2021 em virtude do novo coronavírus, está sendo organizado com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) e conta com transmissão on-line de toda a programação através da multiplataforma CofenPlay. A programação inclui temas como gestão e questões jurídicas, além do debate sobre os desafios enfrentados neste tempo de crise sanitária. As palestras e mesas redondas podem ser acompanhadas na aba “cursos” do aplicativo.


Durante fala na cerimônia de abertura, a presidente do Cofen, Betânia Santos, parabenizou todos os fiscais presentes pelo trabalho desempenhado nestes últimos dois anos, e ressaltou a importância do evento. “O Senafis funciona como um farol para nos guiar rumo a uma fiscalização eficaz e que possa ser empregada de norte a sul do país. A nossa gestão possui o compromisso renovado de oferecer condições para uma atuação fiscalizatória efetiva em todo o território nacional, e seguiremos trabalhando para cumpri-lo”, disse.


Participam também do Senafis assessores jurídicos do sistema, além de conselheiros federais e regionais. Para os presentes, são obrigatórios o uso de máscara, o respeito às medidas de distanciamento social, a comprovação da vacinação para a covid-19 e a realização prévia de testagem.


O presidente do Coren-AL, Renné Costa, que está presente no evento, destacou a importância do retorno do senafis após dois anos. “Este evento é de grande importância para Enfermagem. Nós nos atualizamos e assim podemos fazer a diferença na sociedade, através de uma fiscalização para um serviço de melhor qualidade”.


Confira a programação para os próximos dias:


16/03/2022, quarta–feira:

09h00 às 10h00 – Palestra: Fiscalização do exercício profissional na perspectiva da gestão do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. – Presidente do Coren–RO Dr. Manoel Carlos Neri da Silva; Moderador – Conselheiro Federal Dr. Gilney Guerra de Medeiros.


10h15 às 12h00 – Palestra: Contribuições da fiscalização na vigência da pandemia para a valorização dos profissionais de enfermagem – Conselheiro Federal Dr. Daniel Menezes de Souza. Moderador – Conselheira Federal Dra. Lisandra Caixeta de Aquino.


13h30 às 15h00 – Mesa Redonda: Fiscalização na Atenção Primária: desafios e diretrizes – Dr. Ricardo Siqueira e Dr. Walkírio Almeida; Moderador: Conselheira Federal Dra. Sílvia Maria Neri Piedade.


15h30 às 17h00 – Palestra: Contribuições da Gestão de Qualidade, de Risco e de Segurança do Paciente para Fiscalização do Exercício Profissional da Enfermagem. – Dr. Cláudio Porto; Moderadora: Conselheira Federal Dra. Helga Regina Bresciane.


17/03/2022, quinta–feira:

9h00 às 10h30 – Palestra: Normatização do Cofen sobre a Assistência de Enfermagem no âmbito da Urgência e Emergência – Dr. Eduardo Fernando de Souza: – Coordenador do CONUE; Moderador – Conselheiro Federal Dr. Oswaldo Albuquerque.


10h45 às 12h00 – Conferência: Liderança em 5 Atos: Comunicação, Processos e Conflitos. – Prof. Fabrizio Rosso; Moderador – Conselheiro Federal Dr. Leocarlos Cartaxo.


13h30 às 15h00 – Mesa Redonda: Diagnóstico da Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais em tempos de pandemia – Dr. Sandro André da Silva Presidente Coren–AM e Dr. Walkírio da Costa Almeida – Coordenador da CTFIS e Dra. Heloisa Helena Chefe DFEP; Moderador – Presidente do Coren–PE Dr. José Gilmar Costa Souza Junior.


15h30 às 17h00 – Palestra: Trabalho em equipe, Disciplina e Liderança – Tenente Pedro Aihara; Moderador – Vice–Presidente do Cofen Dr. Antonio Marcos Freire Gomes.


18/03/2022, sexta–feira:

8h30 às 11h30 – Oficina: Relatório conclusivo como instrumento de eficiência da fiscalização; CTFIS e PROGER do Cofen.

13h30 – Encerramento.


2 visualizações0 comentário