Coren-AL participa de cerimônia de lançamento do Manual de Normas e Rotinas de Enfermagem

Evento foi realizado nesta segunda-feira (14) na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), em nome do presidente Renné Costa, esteve presente no lançamento do Manual de Normas e Rotinas de Enfermagem realizado, nesta segunda-feira (14), no auditório da sede da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.


O Manual conta com a elaboração de vários Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) que têm como objetivo padronizar e minimizar a ocorrência de eventos adversos na execução da atividade, buscando melhorar a qualidade da assistência. São documentos os quais garantem que as ações serão realizadas da mesma forma, independente do profissional executante ou de qualquer outro fator envolvido no processo.


A elaboradora do projeto, a enfermeira Iara Coloia, afirma a importância do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) para as famílias. “Muita gente desconhece ainda os serviços que são ofertados dentro do programa que é do Ministério da Saúde. Nós temos médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, dentistas, então, todo o atendimento do paciente é feito em casa nessa fase de desospitalização”, ressalta a enfermeira.


Segundo a secretária adjunta da saúde de Maceió, Roberta Borges, o município possui uma baixa cobertura em relação à atenção primária e os profissionais da enfermagem têm papel fundamental para fazer essa mudança, ocupando cargos de chefia.


Para o presidente Renné Costa, a enfermagem alagoana tem se mostrado aberta a novos rumos. “Hoje, quando sento numa mesa como essa, onde eu vejo tantos enfermeiros fazendo gestão e fazendo a diferença na vida das pessoas, eu fico com o coração cheio de alegria. Os objetivos que eu ousei sonhar lá em 2017 foram alcançados, porque muitos exemplos como esse da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió também estão espalhados em todo estado de Alagoas”, enfatiza Renné.


Uma das enfermeiras que integra o SAD, Laysa Miranda, informou que a oficialização do projeto veio no momento certo. “Faço parte há 9 anos do SAD e participei da implantação. Estávamos de fato esperando essa grande equipe para essa ocasião. Que a gente consiga fazer a dinâmica fluir igualmente para que os nossos pacientes sejam contemplados com o melhor atendimento”, disse Laysa.


O evento também contou com a participação da coordenadora geral médica do SAD, Dra Dulce Denise Araújo e do coordenador hospitalar do SAD locado no HGE, Alexandre Rodrigues da Silva.




2 visualizações0 comentário