Coren-AL emite o maior número de CRTs dos últimos 10 anos

Atualizado: 27 de set.

Antes mesmo de 2022 encerrar, o Coren-AL emitiu 200 certidões. A atual gestão emitiu 66% de todas as CRTs nos últimos 10 anos.



Desde que criou o setor pioneiro no país para os Enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs), no início do ano, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) vem apresentando números recordes na emissão da Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT) para esses profissionais.


Antes mesmo de 2022 acabar, foram 200 CRTs emitidas até o dia 29 de agosto. O número já é o maior da história do Conselho. Ao longo de todo o ano de 2021 foram 194 e a 10 anos atrás, em 2012, foram apenas 49.


No total de 2012 a 29 de agosto de 2022, foram 1.289 certidões emitidas. Se comparado com gestões anteriores, a atual Gestão emitiu 66% dos documentos contra 34% de 2012 a 2017.


Para o presidente interino do Coren-AL, Paulo Guimarães, os números mostram o comprometimento da gestão. “Desde quando assumimos em 2018 e depois nos reelegemos em 2021, temos o compromisso em fortalecer e oferecer a autonomia da enfermagem alagoana. Aumentar o número de RTs no Estado faz parte desse processo.”, afirmou Paulo.


Outra medida importante após a criação do setor para os Enfermeiros RTs é que o prazo de emissão da certidão, que antes era por volta de 30 dias e agora foi reduzido para 05 dias, além da possibilidade de da certidão no formato digital.


O coordenador do Departamento de Fiscalização, Weslley Feitoza, que é responsável pela emissão do documento, explica que a CRT é um item de notificação durante as fiscalizações.


“O número recorde de CRTs emitidas reflete uma melhoria na qualidade do planejamento do departamento de fiscalização, que com a Resolução 617/2019 vem trabalhando em um planejamento estratégico a fim de que a Fiscalização do Coren-AL chegue à Instituições que anteriormente nunca haviam sido fiscalizadas. Quero enfatizar a dedicação das enfermeiras fiscais de cumprir o planejamento realizando as fiscalizações conforme designação. Este resultado é a soma dos esforços de um time comprometido, inclusive com o novo setor do Enfermeiro RT.”, enfatiza Weslley.


Enfermeiro Responsável Técnico

O Responsável Técnico é o profissional responsável por todo o serviço de enfermagem em uma instituição, fazendo o elo entre os profissionais e empresa com o Conselho Regional, planejando, executando e organizando os serviços ofertados pela empresa. Para ser RT é preciso solicitar uma Certidão de Responsabilidade Técnica ao Coren-AL.


Entre as atribuições da divisão estão o acolhimento e orientação dos ERTs, bem como orientá-los à implantação e funcionamento da Comissão Ética de Enfermagem; orientar quais os cumprimentos das atividades privativas da enfermagem; e esclarecer quanto ao registro das ações da categoria.

20 visualizações0 comentário