Coren-AL concede posse a comissão de ética da UPA Jacintinho

Participaram da cerimônia membros do conselho e profissionais da unidade


Na última quarta-feira (16), o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) concedeu posse, no auditório do órgão, às novas eleitas da Comissão de Ética de Enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Drº Ismar Gatto, localizada no bairro Jacintinho. A formalidade contou com a presença de membros do conselho e profissionais da unidade.

As empossadas eleitas da UPA do Jacintinho foram: Yslane Ribeiro dos Santos como presidente, Maria Erineide dos Santos como secretária e Dayse Patrícia Lins de Azevedo como membro.

As comissões de ética no âmbito hospitalar têm funções: educativa, consultiva, e de conciliação, orientação e vigilância ao exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem. É uma representatividade do conselho dentro da instituição de saúde e tem como objetivo principal divulgar e zelar o Código de Ética e esclarecer os demais atos normativos que regem a profissão entre os trabalhadores daquela instituição.

Para o presidente do Coren Alagoas, Renné Costa, essas comissões fazem parte da evolução da enfermagem alagoana. “Um dos primeiros passos da minha gestão no Coren Alagoas foi justamente instalar as comissões de ética no nosso Estado. Fico muito grato que esse projeto tem dado certo e que a enfermagem tem mostrado a sua força”, explica o presidente.

A enfermeira responsável técnica da unidade, Ruth de Morais, ressaltou a importância da comissão de ética e do apoio do Coren Alagoas. “Eu terei um apoio como coordenadora, porque com uma comissão que me ampare nesse aspecto ético, eles vão poder educar. Todas as dúvidas foram tiradas, parabenizo o conselho pela acessibilidade e pelo incentivo”, afirma a enfermeira responsável.

O Coren Alagoas serviu como uma consulta para os profissionais da UPA Jacintinho, dando todas as informações e orientações para elaboração do edital. “As minhas expectativas são boas e espero que a gente cresça ainda mais. A UPA foi inaugurada há dois anos e os profissionais que lá estão chegaram assim que foi aberta. Pretendemos continuar avançando e trazendo benefícios para os nossos profissionais”, enfatiza a secretária Maria Erineide.

Além disso, a secretária também informou que irá orientar os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da unidade para terem discernimento quanto à conduta profissional.

Atualmente, existem 10 Comissões de Éticas ativas em Alagoas. A Comissão da UPA Jacintinho é a 13ª, porque 3 foram encerradas. O presidente do Coren-AL, Renné Costa, lembra que foi no inicio da sua gestão, que as Comissões começaram a ser criadas no Estado.


2 visualizações0 comentário